1ª Região Fiscal participa da XVIII Semana Universitária da Universidade de Brasília-UnB

8 de outubro de 2018

A temática desta edição foi Somar ideias, integrar vidas com palestras, debates, oficinas e outras atividades em toda a UnB.
1ª Região Fiscal participa da XVIII Semana Universitária da Universidade de Brasília-UnB

A convite da coordenadora do Projeto NAF , Professora Clésia Camilo,  a Receita Federal colaborou com a comunidade acadêmica inscrita para as temáticas tributárias ocorridas durante a  XVIII Semana Universitária da UnB. Três palestras foram oferecidas ao público, sobre os temas : E-Social e SPED.

Para maior abrangência, tendo em vista que o curso de ciências contábeis funciona no período matutino bem como no noturno, a palestra sobre o E-Social foi apresentada em  duas edições, uma em cada um dos períodos: no dia 24 de setembro, ministrada pelo auditor-fiscal Maurílio Gonçalves Lourenço da Delegacia de Brasília e no dia 26/09/18, a aula foi conduzida pelo auditor-fiscal Eugênio Pacelli Mendes Bomfim da Difis da Superintendência da 1ª Região Fiscal. Foram abordados, entre outros tópicos, as mudanças em relação à forma de prestação das informações mediante a utilização de webservice, o impacto no cotidiano dos empregadores/contribuintes bem como a importância dos procedimentos relativos à atualização cadastral dos trabalhadores mediante utilização da ferramenta Consulta de Qualificação Cadastral - CQC disponível no portal eSocial.

No dia 25/09/18 foi a vez do tema Sistema Público de Escrituração Digital - SPED. A abertura dos trabalhos contou com a presença do chefe do departamento de Ciências Contábeis, Prof. Paulo Mendes. A colaboração neste tópico foram dos auditores-fiscais  Ederlei  Norberto Majolo e  Olielson Franca Lobato Júnior, da Divisão de Escrituração Digital/COFIS.  A ênfase recaiu nos assuntos ECD e ECF, mas todo o histórico do SPED foi apresentado, abordando a legislação, as características e as mais recentes atualizações.  Um destaque especial foi dado ao Projeto SPED Simplificação de Obrigações Acessórias, suas perspectivas e desafios na atual conjuntura".

Apresentadas de forma bastante didática, as palestras ensejaram muitas perguntas e interação com a plateia de estudantes, da qual fizeram parte, também, alunos do projeto NAF, além de alguns professores e pessoas da comunidade em geral, somando cerca de 65 pessoas a cada apresentação.

O  evento correu na  Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia -FACE/Unb, na qual o Projeto  NAF desenvolve suas atividades.

 

UNBNAF

 
Ações do documento