3ª Região Fiscal inicia voluntariado no Autoatendimento Orientado

07 de março de 2018

 A primeira iniciativa é o Programa de Formação Prática dos Monitores do NAF (FP-NAF), uma ação complementar ao Projeto NAF.
3ª Região Fiscal inicia voluntariado no Autoatendimento Orientado

Clique para ampliar - à esq., duas monitoras do autoatendimento orientado prestam serviço ao cidadão

Por meio da Ordem de Serviço nº 3, de 25 de abril de 2018, a SRRF03 lançou o Programa de Formação Prática dos Monitores do NAF (FP-NAF), a ser realizado no ambiente do Autoatendimento Orientado (AO) das Unidades de Atendimento da 3ª Região Fiscal, informa o chefe da Divisão de Interação com o Cidadão (Divic03), analista-tributário Daniel Sá da Silva.

O programa tem o escopo de atender a demanda por treinamento prático dos alunos integrantes do NAF, mas que não atuam como estagiários, bem como sanear o problema do quantitativo limitado de monitores do AO, já que estes são estagiários com número de contratação limitado pela norma, por meio de iniciativas de voluntariado.

“Nenhum outro universo poderia ser tão propício para o recrutamento e a seleção de voluntários para a Receita Federal como os NAF; os alunos participantes já trazem o espírito de abertura ao aprendizado de nossos serviços e de serviço à cidadania”, ressaltou o superintendente, auditor-fiscal João Batista Barros.

O FP-NAF foi elaborado em parceria com a DRF Fortaleza, que ofertou treinamento prático no espaço do AO para alunos NAF integrantes das Instituições de Ensino Superior (IES) que têm Acordo de Cooperação Técnica com a RFB, sem qualquer ônus, inclusive de caráter remuneratório, visto que esses alunos não se confundem com os estagiários contratados para monitores.

"A experiência foi bem-sucedida, na medida em que permitiu um acompanhamento mais próximo dos NAF vinculados e o treinamento prático proporcionou, efetivamente, mais capacidade de atendimento aos cidadãos", avalia o chefe da Divic03. "Entendeu-se que a continuidade da ação, além de excelente para o processo de formação dos alunos do projeto NAF, é fundamental para otimizar o atendimento do AO em todas as Delegacias da 3ª Região Fiscal, inclusive suprindo lacunas causadas por limitações orçamentárias referentes à contração de estagiários", concluiu.

Outro diferencial para os alunos participantes do FP-NAF, além do aprendizado nas unidades, é a prioridade de contratação para as vagas de estágio remunerado na 3ª RF, conforme definido na Portaria SRRF03 nº 214, de 11 de julho de 2017.

A implementação do Programa FP-NAF nas Unidade de Atendimento da 3ª RF é uma ação complementar ao projeto de implantação dos NAF nas instituições de ensino superior, no modelo apresentado no Guia de Implementação, objeto do anexo único da OS nº 3, de 25/04/2018.

Conteúdo Relacionado - Consulte o material do projeto na intranet da Divic03.