7ª Região Fiscal realiza seminário sobre destinação do Imposto de Renda

09 de setembro de 2019

No mês de agosto de 2019, a equipe de Educação Fiscal promoveu vários eventos, destacando-se o Seminário, a reinauguração de NAF e treinamentos.
7ª Região Fiscal realiza seminário sobre destinação do Imposto de Renda

No dia 30 de agosto, foi realizado o Seminário Regional de Educação Fiscal, tendo como temática “Destinação do Imposto de Renda”. Participaram do evento representantes locais de Educação Fiscal, professores e alunos de Instituições de Ensino Superior, ligados ao projeto de Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal (NAF).

O encontro deste ano teve como objetivo específico preparar a rede de educação fiscal e os NAF para uma ação mais consistente no tocante à destinação do imposto de renda, via declaração IR, no exercício 2020, dada a facilidade e a praticidade da destinação por esta via. “Há um potencial enorme de crescimento para esta prática cidadã. E incentivar a sociedade e os próprios servidores da Receita Federal (7ª RF) para este exercício de corresponsabilidade está dentro das ações de Cidadania Fiscal implementadas pela nossa Instituição”, disse o Representante Regional de Educação Fiscal da 7ª RF, analista-tributário Vicente Bruno Cavalcanti de Oliveira.

Foram palestrantes no evento: o auditor-fiscal Gelson Machado Guarçoni, da DRF/Vitória-ES (palestra sobre “Destinação do IR”) e o superintendente da 7ª RF, auditor-fiscal Mário José Dehon São Thiago Santiago, que falou sobre a futura 3ª RF e também da nova filosofia de atuação desta região.

Houve um painel intitulado "Bate-Papo", tendo como convidados o chefe da Agência de Cabo Frio, o analista-tributário Carlos Tuñas Santiago, e a presidente da Comissão de Voluntariado do CRC-RJ (que também é a presidente do Observatório Social do Rio de Janeiro), Sandra Helena Pedroso, sob a mediação do representante regional de Educação Fiscal, no qual foram aprofundados aspectos práticos ligados ao Fundo da Criança e do Adolescente.

Ocorreu, ainda, dentro do referido encontro, uma breve videoconferência com o coordenador-geral de Atendimento, José Humberto Valentino Vieira, com o chefe da Divisão de Atendimento ao Cidadão, Rafael de Andrade e Silva Campelo, com a chefe da Divisão de Memória Institucional, Fabiane Paloschi Guirra, que falaram sobre a Cidadania Fiscal dentro desta nova fase da Receita Federal.

Antecedendo ao supracitado seminário, no dia 28 de agosto, houve a reinauguração do NAF Unisuam, campus Bonsucesso, com a realização da palestra de Apresentação do Projeto NAF, pelo supracitado representante regional de Educação Fiscal. E, no dia 27, o treinamento do ITR 2019 para os alunos da UFF Macaé.