A DRF/RJ II amplia o NAF na região com assinatura de mais um acordo

15 de dezembro de 2017

A Receita Federal firmou, na terça-feira (12), um acordo de cooperação técnica com o IBMR – Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação para implantação de um Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF).

Na Cerimônia de formalização da assinatura do termo, estiveram presentes o delegado da DRF/RJ II, auditor-fiscal Alfredo Luiz Valle do Nascimento; o delegado-adjunto, auditor-fiscal Ruy Mario Medeiro Cascardo; a chefe da Segec, analista-tributária Bianca Mattos Ferreira de Cazaes; a representante de Educação Fiscal Marcia Gonzalez das Chagas; o representante do IBMR e Coordenador do Curso de Ciências Contábeis, professor João Edson da Silva, e cinco alunos do curso de Ciências Contábeis, que  integrarão o atendimento ao NAF na Instituição.

Representando a Superintendência estavam os analistas-tributários Vicente Bruno Cavalcanti de Oliveira, coordenador do NAF, e a representante de Educação fiscal, Angela Regina Calderoni Novaes, ambos da Divisão de interação com o Cidadão (Divic/RF07).

Em suas considerações o delegado mencionou a importância do Núcleo, que visa a prestação de serviços que ocorrem no atendimento aos CACs da Delegacia. Tendo em vista que o NAF é um trabalho desenvolvido pela RFB focando na formação da prática profissional para os alunos da área contábil, Alfredo se dirigiu aos estudantes para explicar alguns conhecimentos sobre tributos, bem como direito e deveres associados à tributação, sempre em busca de melhoria no atendimento.

Para o professo João Edson, "o NAF aumenta a capacidade de atendimento da Receita Federal às pessoas físicas de baixa renda na Instituição e é uma parceria em que todos ganham: Receita, sociedade, faculdade e alunos", enfatizou.

Esta parceria surgiu a partir de uma iniciativa da IBMR após conhecer o projeto, quando da realização de uma palestra proferida pelo auditor Jose Augusto Jardim Faleiro (DRF/RJ2) com o tema Contribuinte Pessoa Jurídica, ocorrida durante a semana cultural voltada para coordenadores e professores de Ciências Contábeis. O objetivo do encontro era também apresentar aos alunos o projeto. A partir de então, as negociações deste processo foram realizadas na própria Instituição.

O núcleo será instalado no Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação, campus da Barra da Tijuca.