Cidade de Uberlândia/MG inaugura seu primeiro NAF

08 de outubro de 2019

O NAF-Pitágoras é o quarto núcleo implantado na área de circunscrição da DRF/Uberlândia e o sétimo da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranáiba
Cidade de Uberlândia/MG inaugura seu primeiro NAF

A Faculdade Pitágoras, em parceria com a Delegacia da Receita Federal em Uberlândia, inaugurou, na noite do último dia 26, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF). O evento fez parte da programação da I Semana de Contabilidade do curso de Ciências Contábeis da Faculdade, e contou com a colaboração da DRF/Uberlândia das Superintendências da Receita Federal da 6ª e da 8ª Região Fiscal, e a participação especial de servidores da RF08 integrantes da companhia ZeroOito de teatro.

A solenidade de instalação do NAF teve a participação de aproximadamente 100 pessoas, entre alunos e professores da instituição de ensino e servidores da Receita Federal. Além desses, estiveram presentes o delegado da DRF/Uberlândia, auditor-fiscal Valtair Soares Ferreira e o delegado-adjunto, auditor-fiscal Luiz Cláudio Martins Henriques, e, representando a comunidade acadêmica, a diretora da Faculdade Pitágoras de Uberlândia, Marleide de Oliveira Cerqueira, a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Lara Fabiana Morais Borges, e o Gestor de Projetos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Fabiano Alves Pereira.

A diretora Marleide ressaltou a importância do NAF para instituição e para o preparo técnico e profissional dos alunos. Em seguida o delegado da RFB Valtair, destacou que o NAF é uma importante iniciativa com propósito de fomentar a inclusão social. Segundo ele, o núcleo pode contribuir para promover a formalização de muitos microempreendedores individuais que hoje trabalham à margem do sistema, sem terem direito a nenhum benefício previdenciário, por exemplo. Em seguida a coordenadora Lara Fabiana disse que a coordenação e os professores do curso de Contábeis estão todos empenhados para o sucesso do projeto na instituição. Por último, o senhor Fabiano disse que o Sebrae prestará todo apoio necessário para o sucesso do NAF.

Na sequência, os representantes da instituição de ensino e o delegado Valtair assinaram o Acordo de Cooperação, que celebra a parceria entre a RFB e a Faculdade Pitágoras de Uberlândia para fins de promoção do projeto NAF.

Após a cerimônia de abertura, o delegado-adjunto Luiz Cláudio fez uma palestra sobre o tema "Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal - NAF: compreendendo sua atuação", em que detalhou a atuação do núcleo, sua função e sua importância para a formação acadêmica dos estudantes de Contábeis.

Depois da palestra, o palco deu espaço para a Cia ZeroOito, companhia de teatro composta exclusivamente por servidores da RFB em exercício nas unidades da 8ª Região Fiscal, que apresentou a peça "A Repartição".

Escrita pelo auditor-fiscal Celso Viáfora, a peça conta a história de três servidores que trabalham numa repartição da Receita Federal do Brasil, que têm que conseguir soluções para as dificuldades encontradas no dia-a-dia do trabalho. Os presentes foram agraciados com uma belíssima apresentação teatral, que despertou em todos um misto de várias emoções positivas.

Ao final do espetáculo, houve um momento de grande interação, em que as pessoas puderam conhecer os integrantes da companhia teatral, e estes também conheceram o auditor-fiscal aposentado, João Bosco Guimarães, que mora em Uberlândia e é o autor do texto "Mesa de Boteco", um dos contos que inspirou a peça.

Assinatura NAF Valtair e DiretoraRepresentação teatral 8RFART PEÇA TEATRAL 8ª

Conf todos juntos NAF UBL