Divic03 promove palestra de boas-vindas aos novos alunos NAF

10 de março de 2020

 Sefaz/CE e Sefin/FOR foram convidadas para o evento e contribuíram com boas novidades para os alunos.
Divic03 promove palestra de boas-vindas aos novos alunos NAF

Wilmar Teixeira conduz a abertura do evento ao lados de representantes Sefaz e Sefin

Na tarde do dia 3, no mini-auditório da 2ª sobreloja do edifício do Ministério da Economia em Fortaleza, em tom de muita descontração e alegria foram dadas as boas vindas aos novos alunos dos núcleos de apoio contábil e fiscal – NAF, localizados em Fortaleza e Sobral.

O superintendente-substituto, auditor-fiscal Wilmar Teixeira realizou a abertura do evento, fazendo uma breve explanação sobre o imposto de renda, destacando os benefícios para a sociedade na arrecadação desse tributo, e ressaltou a importância dos alunos NAF, que desempenham um papel fundamental na disseminação dessa mensagem.

 

Com a palestra sobre a campanha Destinação, a analista-tributária Joselice Lopes, representante da Educação Fiscal da SRRF03 orientou os alunos sobre a possibilidade de destinar parte do imposto de renda da pessoa física diretamente na declaração de ajuste anual aos Fundos da Criança e do Adolescente, e a partir deste ano também ao Fundo do Idoso.

O analista-tributário Astrogildo Júnior apresentou aos alunos as mudanças do imposto de renda 2020, demonstrou o uso do e-Cac para acompanhamento da malha fiscal e abordou temas atinentes ao auto-atendimento orientado.

Daniel Sá da Silva, analista-tributário chefe da Divic03 e Sônia Maria da Silveira, agente-administrativa, coordenadora do trabalho do NAF pela DRF/FOR, se fizeram presentes no encontro, sempre contribuindo para o engradecimento dos trabalhos desenvolvidos no âmbito da 3ª Região Fiscal.

As representantes da Sefaz/CE informaram sobre a criação de 2 bolsas para cada um dos 14 NAF's em funcionamento no Estado do Ceará, no valor de R$ 400,00 cada, pelo prazo de 1 ano, na perspectiva acadêmica, com foco no fortalecimento da pesquisa: com produção de artigos, surgimento de ideias, criação de grupos de estudo, além do trabalho desenvolvido com a comunidade.

A Secretaria de Finanças do Município de Fortaleza trouxe alguns temas sobre a nota fiscal, e abordou acerca da premiação dada aos contribuintes cadastrados no programa Nota Fortaleza, que podem concorrer a prêmios de até R$ 30 mil.

Compareceram ao evento cerca de vinte novos alunos dos NAF's, coordenadores e professores dos núcleos de Fortaleza e de Sobral.