DRF – Feira de Santana (BA) realiza capacitação sobre o tema DCTF no NAF Famam

30 de novembro de 2018

Na tarde de ontem, dia 30 de novembro, a DRF – Feira de Santana (DRF/FSA) promoveu a oficina prática a respeito da Declaração de Créditos e Débitos Tributários Federais (DCTF), para alunos e professores do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Faculdade Maria Milza (Famam) em Governador Mangabeira (BA).
DRF – Feira de Santana (BA) realiza capacitação sobre o tema DCTF no NAF Famam

A oficina foi conduzida pelo analista-tributário Antonio Carvalho de Novaes, assessor do Gabinete da DRF – Feira de Santana e especialista no assunto, e faz parte de um círculo anual de palestras, e de atividades práticas, relacionadas a essa declaração, ofertada pela DRF/FSA a todos alunos e professores da rede NAF vinculada à delegacia.

Como ocorreu em outros núcleos vinculados à delegacia, durante a oficina, Antonio Carvalho abordou aspectos gerais relacionados à DTCF, situado alunos e professores nos aspectos estruturais da declaração. Em seguida, o analista-tributário, por meio do programa gerador da declaração, simulou casos exemplificativos trazendo, não apenas um preenchimento completo da DTCF mas, sobretudo, situações que podem surgir nessa prestação de informações à Receita Federal conforme os tipos e as atividades das pessoas jurídicas obrigadas à sua apresentação.