DRF – Feira de Santana (BA) reúne-se com Sebrae, CRC, Sincont e NAF vinculados à delegacia

06 de julho de 2018

A DRF – Feira de Santana (DRF/FSA) promoveu, na tarde do dia 4 de julho, uma reunião com representantes do Sebrae, CRC, Sincont e Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) coordenados da delegacia.
DRF – Feira de Santana (BA) reúne-se com Sebrae, CRC, Sincont e NAF vinculados à delegacia

A reunião teve como objetivo, apresentar às entidades convidadas, os trabalhos desenvolvidos pela DRF/FSA no âmbito do programa NAF e, propor parcerias e atividades em cooperação com os NAF implantados no âmbito da delegacia.

O delegado da DRF/FSA, auditor-fiscal Samuel Pereira de Almeida Júnior fez a abertura da reunião, ressaltando a necessidade de uma maior aproximação entre a RFB, o Sebrae, o CRC e o Sincont, pontuando a disponibilidade da delegacia em promover reuniões, diálogos, palestras e parcerias com as respectivas entidades. O delegado falou também da importância dessas entidades no apoio às iniciativas desenvolvidas pelos Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) em funcionamento em instituições de ensino superior em Feira de Santana.

Coordenando os debates, a representante do programa NAF na DRF/FSA, analista-tributária Marirone Carvalho Ferreira de Lima, fez um breve resumo dos trabalhos desenvolvidos pelo NAF, ressaltando seus aspectos gerais e alguns dos muitos benefícios advindos, por meio desse programa, para todos os seus participantes.

A reunião contou com a presença e a participação da chefe do Centro de Atendimento ao Contribuinte, analista do seguro social Rosângela Santos Pereira Silva, que abordou o vínculo das atividades do NAF com o atendimento da DRF – Feira de Santana, particularmente quanto aos aspectos relacionados ao atendimento ao microempreendedor individual e aos serviços disponibilizados pela Receita Federal do Brasil no ambiente do Autoatendimento Orientado (AO) e no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC).

Representando os NAF implantados, fez-se presente o NAF Unifacs Feira de Santana na pessoa de sua coordenadora, a professora Ana Paula Borges. Destacamos também a presença do NAF em implantação, o NAF FTC Feira de Santana, representado pela professora Mariana Boaventura de Macedo. Esses professores pontuaram a necessidade de uma maior presença das entidades representativas dos profissionais da área contábil no apoio à formação dos novos profissionais da contabilidade e, suas disposições em trabalhar, de modo conjunto e cooperativo, em ações de interesse comum.

A delegada do CRC em Feira de Santana, contadora Alda Rita Lobo Damasceno e, o presidente do Sincont Feira de Santana, contador Franklin F Franco, falaram da satisfação com a reunião e de suas disposições em unir esforços com a RFB e, com as instituições de ensino vinculadas ao programa NAF, tendo em vista a melhor formação dos novos contabilistas e a promoção de ações que apoiem os profissionais que militam na área contábil.

A gerente de atendimento do Sebrae em Feira de Santana, Simone Patrícia Bonavides, pontuou a importância da reunião com as entidades contábeis, as instituições de ensino superior e a RFB, revelando a disposição do Sebrae em trabalhar de modo articulado e em sinergia com tais entidades em prol da melhoria do ambiente de negócios em Feira de Santana, particularmente quanto aos microempreendedores individuais.

Ao final da reunião, foram acordadas ações imediatas que serão realizadas pelas entidades presentes, sob coordenação da responsável pelo programa NAF na DRF/FSA, Marirone Lima.