DRF Nova Iguaçu/RJ e Universidade Estácio de Sá firmam acordo para criação de unidade do NAF

13 de fevereiro de 2020

Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) será inaugurado nesta segunda-feira, dia 10 de fevereiro.
DRF Nova Iguaçu/RJ e Universidade Estácio de Sá firmam acordo para criação de unidade do NAF

A Delegacia da Receita Federal em Nova Iguaçu (DRF/NIU) e a Universidade Estácio de Sá, campus Queimados, inaugurarão um Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) neste dia 10 de fevereiro.

A solenidade de lançamento será realizada no Campus Queimados da Universidade Estácio de Sá, localizado no centro de Queimados/RJ (Shopping da Estação Ferroviária), e contará com a presença de grande número de estudantes. Na ocasião, será assinado o termo de cooperação entre as duas instituições.

A DRF/NIU será representada pelo servidor pecfaz José Paulo Correia, chefe substituto do Serviço de Programação e Logística (Sepol) e representante de Educação Fiscal da Delegacia. O evento também contará com a presença de Vicente Bruno Cavalcante, representante de Educação Fiscal da 7ª Região Fiscal, e de Jorge Miguel de Moura Andrade, delegado do Conselho Regional de Contabilidade na Baixada Fluminense.

Os NAFs atuam como verdadeiros "escritórios" onde estudantes universitários oferecem orientação tributária e fiscal a pessoas físicas, microempresas, microempreendedores individuais e entidades sem fins lucrativos, sempre com a supervisão dos profissionais. No Brasil, já são mais de 300.

Eles têm por objetivo promover a interação entre Receita Federal, instituições de ensino, alunos e sociedade e por meio desta cooperação oferecem, por um lado, qualificação a futuros profissionais contábeis e, por outro, prestação de serviços fiscais aos contribuintes que não possuem condições de encaminhar suas questões à Receita por conta própria.

A origem do NAF foi justamente essa dificuldade. Um servidor da Receita percebeu que em diversos casos o contribuinte não conseguia efetuar os procedimentos necessários ao cumprimento de suas obrigações, muitas vezes deixando de obter benefícios a que tem direito. Mas o NAF vai além disto, "ele é também uma ferramenta de Educação Fiscal e de conscientização", pontua Rômulo Brand, auditor-fiscal da Receita Federal.

 
Ações do documento