DRF/BHE e PUC/Minas realizam nova edição do NAF dentro da Delegacia

10 de março de 2020

 O atendimento NAF na DRF tem como foco principal orientações referentes à DIRPF.
DRF/BHE e PUC/Minas realizam nova edição do NAF dentro da Delegacia

Em 2019, inspirada em uma experiência similar da DRF em Porto Alegre, a delegacia em Belo Horizonte recebeu, no período do PIR, o NAF da PUC Minas junto ao centro de atendimento. O objetivo era disponibilizar para os cidadãos mais um canal para tirar dúvidas referentes ao Imposto de Renda Pessoa Física. Depois de convidar todas as faculdades parceiras que já possuíam NAFs, o acordo foi firmado com a PUC, única instituição de ensino que tinha condições de atender à exigência de contrato de estágio e seguro para todos os alunos.

A experiência se mostrou tão acertada, que no segundo semestre a DRF convidou a PUC para novamente disponibilizar, na delegacia, os plantões do NAF, em outubro e novembro de 2019. Agora, em 2020, de novo no período de entrega da DIRPF, o delegado adjunto, auditor fiscal Wagner Bittencourt, assinou novo termo de cooperação com a coordenadora do NAF PUC Minas, Fátima Maria Penido Drummond. O primeiro plantão aconteceu no dia 6 de março, no período de 14h a 17h – e se estenderá em todas as sextas-feiras de março e abril.

O evento de assinatura do acordo foi na sede da PUC, com a presença do coordenador do curso de Ciências Contábeis, José Ronaldo da Silva, e de estudantes integrantes do NAF. O professor destacou os benefícios do projeto para os alunos, que possibilita aprendizado prático numa situação de demanda real. Wagner e também a chefe do CAC de Belo Horizonte, a analista-tributária  Cristiane Balieiro, conversaram com os alunos. Pela Receita Federal, estavam presentes, ainda, a chefe substituta do CAC, a analista-tributária Berthânia Ribeiro Vono, e a assistente de comunicação da DRF/Belo Horizonte e representante regional de ética, a analista-tributária Mônica de Aquino.

Wagner destacou que, além do ganho em educação fiscal, efeito imediato dos NAFs, há um objetivo maior, que é ajudar a formar não só profissionais experientes, mas cidadãos que tenham na Receita Federal uma parceira. Dentro da atual diretriz de comunicação da 6ª Região Fiscal, Wagner salientou a importância dos tributos na formação e na sustentação dos estados, tendo em vista que são a principal forma legítima de financiar a coletividade. Nesse sentido, agradeceu todos os integrantes do NAF pela ajuda no cumprimento da missão institucional da Receita Federal, que inclui o auxílio aos contribuintes no cumprimento das obrigações tributárias – com a consequente arrecadação de recursos para o Estado, ou seja, para a sociedade.

assinatura acordo NAF na DRF 2020Reunião NAF na DRF 2020