DRF/Joaçaba implanta o Autoatendimento Orientado com apoio do NAF

07 de março de 2019

O serviço está disponível no Centro de Atendimento ao Contribuinte e está instalado na entrada do edifício-sede.
DRF/Joaçaba implanta o Autoatendimento Orientado com apoio do NAF

O Autoatendimento Orientado é um projeto que visa dar suporte ao contribuinte em relação às suas demandas com a Receita Federal, oferecendo um ambiente físico estabelecido nas unidades de atendimento, com toda a estrutura necessária para que os contribuintes possam, sob orientação, obter serviços e informações por meio do sítio da Receita Federal na internet e do ambiente virtual de atendimento e-CAC. A prática  é estimulada pela instituição e não é novidade em diversos Centros de Atendimento espalhados pelas unidades da RFB no país.

A Delegacia da Receita Federal em Joaçaba, no entanto, inova ao trazer o NAF (Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil), uma parceria firmada entre RFB e Universidade do Oeste de Santa Catarina, (Unoesc), para dar suporte ao projeto e aprimorar o serviço de orientação.

Desde o dia 26/02, o serviço está disponível no CAC/Joaçaba e está instalado na entrada do edifício-sede, em frente ao centro de triagem. A ideia é que todos os contribuintes pessoas físicas sejam encaminhados ao Autoatendimento Orientado para análise prévia da demanda, de modo a verificar a possibilidade de concluir o serviço diretamente no portal e-CAC ou, na impossibilidade deste, que sejam devidamente orientados para que cheguem ao atendimento presencial da RFB munidos de todos os documentos necessários. Contribuintes pessoas jurídicas também podem se dirigir ao balcão do Autoatendimento.

A partir de agora  a eficácia do projeto será avaliada e, se concretizada, a iniciativa pode e deve ser expandida para as demais unidades de atendimento da jurisdição.

nº 100

 
Ações do documento