DRF/Lages formaliza NAF com a Universidade do Contestado em Curitibanos/SC

10 de julho de 2018

Trata-se do primeiro NAF inaugurado na jurisdição da DRF/Lages.
DRF/Lages formaliza NAF com a Universidade do Contestado em Curitibanos/SC

No dia 5 de julho foi realizada a cerimônia de assinatura do termo de acordo de cooperação técnica para a implantação do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) no auditório da Universidade do Contestado/UnC em Curitibanos/SC.

O termo de cooperação técnica foi firmado pelo delegado da DRF/Lages, auditor-fiscal Carlos Alberto Padlipskas, e pela reitora da UnC, Sra. Solange Sprandel da Silva. A UnC também foi representada pela gestora do pólo da UnC/Curitibanos, professora Ana Paula Della Giustina, e pela coordenadora do curso de Ciências Contábeis, professora Claudiane M. Granemann.

Participaram do evento cerca de 100 alunos dos cursos de Ciências Contábeis, Administração e Direito da UnC, além de professores, representantes do Sindicato dos Contabilistas e outras autoridades.

Durante a cerimônia foi realizada a palestra "Estrutura da Receita Federal", proferida pelo delegado da DRF/Lages, que também destacou as principais características do NAF. O auditor-fiscal Luiz Spricigo conduziu a palestra "Educação Fiscal, Cidadania e Controle Social", na qual destacou temas relevantes como a função socioeconômica dos tributos, o controle social no acompanhamento e fiscalização dos gastos públicos, e a importância do combate às pequenas e grandes corrupções, através da conscientização da necessidade da mudança de comportamento individual e da sociedade, na busca permanente  de ações éticas,  honestas e transparentes.

Trata-se do 1º NAF implantado na região Serrana Catarinense. A Universidade do Contestado possui 600 alunos matriculados em nove cursos. Os alunos dos cursos de Ciências Contábeis e Administração executarão os atendimentos vinculados ao NAF para os contribuintes hipossuficientes da região, agregando conhecimentos práticos essenciais para a sua formação profissional.

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) tem como finalidades principais:

  • dar suporte contábil e fiscal às pessoas físicas de baixa renda, aos Microempreendedores Individuais (MEI), às pequenas empresas, às associações sem fins lucrativos e ao público interno das instituições de ensino onde os núcleos se situam; e
  • agir como centro de geração de conhecimento fiscal, através de grupos de estudos envolvendo estudantes, professores e profissionais da administração tributária, mesas de discussões, palestras, seminários, estudos de casos concretos, além de outras formações e capacitações oferecidas aos estudantes universitários.

 

nº 209 NAF2nº 209 NAF3nº 209 NAF4
 
Ações do documento