DRF/Macapá e IRF/Oiapoque implantam em parceria com o IFAP o primeiro NAF em município do extremo norte do Brasil

08 de outubro de 2019

O evento aconteceu no município do Oiapoque, extremo norte do país, no estado do Amapá, sendo esse o primeiro NAF no estado em curso técnico e terceiro no país nessa modalidade.
DRF/Macapá e IRF/Oiapoque implantam em parceria com o IFAP o primeiro NAF em município do extremo norte do Brasil

A Receita Federal assinou o Termo de Cooperação Técnica em parceria com o Instituto Federal do Amapá (IFAP), no dia 25 de setembro.

Os alunos participaram de um ciclo de palestras. No dia 24, a servidora do CAC Maria Carmem Maciel, agente administrativo, ministrou a palestra sobre a Legislação do ITR e em seguida ministrou uma oficina de como elaborar uma DITR.

No dia 25, Ana Paula Paula Sacchi Kuhar, analista-tributária e gerente nacional do NAF, ministrou palestra sobre o NAF e Educação Fiscal aos estudantes no período da manhã. Em seguida, conduziu uma reunião com os professores de estruturação do NAF e fez uma apresentação das boas práticas dos núcleos espalhados pelo país e por outros países da América Latina onde o NAF foi implantado pelo Eurosocial com apoio da Receita Federal.

À noite, nas instalações do IFAP-Campus Avançado Oiapoque, ocorreu a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a instituição e a Receita Federal para implantação do NAF.

A cerimônia de assinatura teve a participação de aproximadamente 180 pessoas, entre alunos e professores da instituição de ensino, comunidade e servidores da Receita Federal.

A mesa foi composta com as seguintes autoridades da Receita Federal: a gerente nacional do NAF, Ana Paula Paula Sacchi Kuhar, o analista-tributário José Batista Laurido Júnior, representante regional do NAF, o auditor-fiscal Edmilson dos Santos Júnior, inspetor substituto da IRF/Oiapoque, representando o delegado da DRF/Macapá, auditor-fiscal Ronaldo Sérgio Silveira Genu. Pelo IFAP, o diretor do Campus Avançado Oiapoque, Eliel Cleberson da Silva Nery, a diretora de ensino Luciene de Oliveira Lucas, e o professor Enio Michel Miranda Nascimento, coordenador do NAF/IFAP. Também compuseram a mesa, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, José Nazareno Rodrigues, o secretário municipal de educação Elton Aniká e Tereza Márcia do Nascimento Ramos, gerente do Sebrae, seccional Oiapoque.

Dando prosseguimento à cerimônia, uma aluna interpretou o Hino Nacional e o Hino do IFAP, foi um momento de muita emoção onde a plateia não se conteve em lágrimas.

As autoridades presentes fizeram seus pronunciamentos, todos muito felizes com a parceria naquele momento firmada e todos se colocaram à disposição de colaborar com esse novo projeto na Instituição.

Edmilson se disponibilizou a receber os alunos na IRF/Oiapoque e a realizar palestras. Já Ana Paula enfatizou que, não obstante o esforço de dois dias em deslocamento para chegar àquele município, estava muito feliz por ver o interesse tanto dos docentes quanto dos discentes no projeto e por poder levar conhecimento a um município onde a informação e o atendimento do NAF será um serviço de grande relevância.

Participaram também do evento o representante do NAF da Derat de São Paulo, analista-tributário Dennis Moriya Shimizu, e os administrativos Auxiliadora Reis, representante do NAF da DRF/Macapá, e Danilo Jacques, da IRF/Santana, que auxiliou o Dennis na gravação da Blitz do NAF.

Após o evento, os alunos e o professor coordenador do núcleo participaram de uma oficina conduzida por José Batista Laurido Júnior sobre a Plataforma Cuboz que Ana Paula disse que levará como boas práticas para os outros NAFs.