DRF/Montes Claros promove reunião para apresentar o Projeto NAF para a Unimontes

05 de setembro de 2017

A reunião ocorreu no dia 29/08, e contou com a presença de representantes da universidade, CRC, Sindicato dos Contabilistas e INSS
DRF/Montes Claros promove reunião para apresentar o Projeto NAF para a Unimontes

Participantes

        Na última terça-feira, dia 29 de agosto, a DRF em Montes Claros promoveu uma reunião para apresentação do projeto do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal – NAF. Na oportunidade, o delegado da unidade, o Auditor-Fiscal Filipe Araújo Florêncio, apresentou o projeto para o coordenador do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, o professor Geraldo Alemandro Leite Filho, bem como para as professoras dos cursos de extensão da universidade, além dos representantes dos órgãos parceiros para implantação: Neurailton Lima, Presidente do Sindicato dos Contabilistas em Montes Claros, Jairo Bahia, Vice-presidente de Relacionamento Institucional do CRC MG, e Wilson da Silva Rocha, Gerente Executivo do INSS Montes Claros.

        A apresentação destacou que a parceria dos órgãos é fundamental para a construção do NAF, e que a implantação do projeto representa um enorme ganho para todos os envolvidos, gerando valor para a sociedade.

        Por meio da parceria entre os órgãos, é realizado um termo de cooperação entre a RFB e a Universidade. A partir daí, a RFB auxilia a formação dos alunos do curso de ciências contábeis, tanto por meio de aulas presenciais, como por meio de material de EAD, presente na plataforma Cuboz. Os alunos, depois de devidamente qualificados, prestam assessoria e consultoria contábil para pessoas de baixa renda, além de serviços da Receita disponíveis pela internet.

        O projeto já é realidade de sucesso em diversas cidades do Brasil, sendo que o modelo nascido da RFB já foi implementado em outros 11 países da América Latina, e tem colaborado de maneira positiva, promovendo educação fiscal, melhorando a qualidade dos profissionais formados, diminuindo o fluxo de pessoas no atendimento presencial da RFB, evitando o retrabalho, aproximando as instituições de ensino superior e a sociedade, além de representar uma alternativa para os contribuintes de baixa rendabuscarem a regularização tributária.

        A DRF de Montes Claros procurou inovar na parceria convidando o INSS. Como um grande público demandante do NAF são os Microempreendedores Individuais – MEI, muitos deles ficavam com muitas dúvidas sobre os benefícios previdenciários decorrentes de sua regularização. Nesse sentido, o Gerente Executivo Wilson Rocha afirmou que o INSS tem o interesse em participar do projeto, promovendo a inclusão previdenciária, esclarecendo para os acadêmicos do NAF os direitos não só do MEI, mas também dos outros contribuintes que buscarem o NAF, quando esses direitos decorrerem de regularização tribuária.

        Os representantes do CRC e do Sindicato dos Contabilistas afirmaram que a iniciativa fortalece a classe contábil, e aproxima ainda mais os acadêmicos com o CRC.

        Os professores da Unimontes demonstraram bastante interesse na parceria, tendo como participantes os acadêmicos do curso na cidade de Montes Claros, e em Salinas, e acreditam que as ações do NAF, como as palestras da RFB e as visitas guiadas, vão colaborar em demasia com a formação do jovens acadêmicos, e que o retorno para a sociedade será muito positivo.

        O termo de cooperação foi submetido ao departamento jurídico da Unimontes, e em breve deve ser implantado o NAF em Montes Claros.

 
Ações do documento