DRF/Natal acompanha atividades dos NAFs na última semana do IRPF/2019

03 de maio de 2019

Os seis Núcleos de Apoio Contábil Fiscal vinculados à DRF/Natal realizaram inúmeros atendimentos aos contribuintes na reta final do Imposto de Renda Pessoa Física/2019.
DRF/Natal acompanha atividades dos NAFs na última semana do IRPF/2019

A Delegacia da Receita Federal em Natal, realizou visitas aos Núcleos de Apoio Contábil Fiscal (NAFs), entre os dias 22 e 26 de Abril, nas Instituições conveniadas participantes do projeto.

Os alunos que fazem parte do projeto participaram de Palestra em suas Unidades de Ensino sobre o Imposto de Renda Pessoa Física - 2019, e também sobre a Campanha Destinação. Eles estudaram a regulamentação do imposto de renda, sob supervisão de seus professores e coordenadores nas respectivas instituições, com a utilização da plataforma virtual de ensino Cuboz, capacitando-se para atender à população.

Durante a semana a servidora administrativa Lindóia Costa dirigiu-se às unidades de atendimento com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos. Lindóia dirimiu algumas dúvidas pontuais, demostrando a presença da Receita aos conveniados e à população usuária dos serviços prestados pelos NAFs.


Na avaliação da DRF/Natal, seus NAFs conveniados realizaram um excelente trabalho.

Uma das instituições ultrapassou seus muros e prestou atendimento em um shopping da capital.

Instituições visitadas:

  • UFRN

Durante a visita, o profº Erivan Ferreira Borges, coordenador do Curso de Ciências Contábeis da UFRN, explicou sobre a dinâmica de trabalho dos alunos que prestam serviço naquela unidade. O escritório funciona das 13h as 18h, e faz por dia uma média de 15 atendimentos de IRPF, eSocial entre outros. Além dos tributos federais, estima-se a ampliação dos atendimentos para temas afetos aos tributos estaduais e municipais.

  • UNI-RN

O NAF da UNI-RN atualmente conta com a participação de 30 alunos do curso de Ciências Contábeis, responsáveis por esclarecer dúvidas acerca dos documentos solicitados e preencherem as Declarações de Imposto de Renda das Pessoas Físicas. Dentre os serviços oferecidos pelo NAF estão emissão do Cadastro de Pessoa Física (CPF), Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), assistência fiscal e contábil, auxílio aos Microempreendedores Individuais (MEI) e ao Regime Tributário Simples. Todas essas atividades serão realizadas por alunos concluintes do curso junto à comunidade, de maneira gratuita.

  • UnP - Universidade Potiguar

A unidade da UNP visitada foi a da Zona Norte, onde os acolhimentos acontecem nas segundas e terças-feiras, das 17h às 19h. Lá, o Núcleo também oferece auxílio na elaboração e orientações sobre a Declaração de Ajuste Anual do IRPF, na emissão e informações sobre Certidões Negativas de Débitos PF e PJ, e consulta à situação fiscal, entre outros.

  • UNINASSAU

Na Faculdade UNINASSAU, dentre os serviços oferecidos pelo NAF estão: emissão do Cadastro de Pessoa Física (CPF), Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), assistência fiscal e contábil, auxílio aos Microempreendedores Individuais (MEI) e ao Regime Tributário Simples. Todas essas atividades são realizadas para a comunidade por alunos concluintes do curso.

  • ESTÁCIO

Na faculdade Estácio os atendimentos são também realizados por alunos e professores do curso de Ciências Contábeis. Declaração de imposto de renda, cadastros de pessoa física, abertura de microempresas, entre outros são prestados pelo ponto de atendimento. A unidade Alexandrino, localizada no Bairro do Alecrim, tem horário de funcionamento comercial e atende à população de baixa renda na prestação destes serviços.

  • FAS - Faculdade do Seridó

Na Faculdade do Seridó, em Currais Novos, os alunos oferecem serviços com a orientação dos professores e responsáveis, de forma gratuita. O atendimento é  destinado às pessoas físicas e jurídicas, com horário de funcionamento comercial. Dada a localização do NAF, este tipo de demanda é de extrema importância para a comunidade local. Lá, os alunos fazem o preenchimento e transmissão da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física, geração e transmissão da Declaração de Retificadora do Imposto de Renda, consulta e emissão da Situação Fiscal, dentre outros serviços.