DRF/Natal e NAF: uma parceria de sucesso

09 de janeiro de 2020

Foram realizados mais de 1.500 (mil e quinhentos) atendimentos só no ano de 2019.
DRF/Natal e NAF´s: uma parceria de sucesso

Os Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), iniciativa conjunta da Receita Federal e instituições de ensino (superiores e técnicas), mais uma vez prestaram intensa ajuda aos contribuintes no esclarecimento sobre a Declaração do Imposto de Renda 2019 no Rio Grande do Norte.

A DRF/Natal termina o exercício 2019 com 06 (seis) Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal em pleno funcionamento, que são:

1) Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN;

2) Universidade Potiguar – UnP (Unidades – Roberto Freire e Zona Norte);

3) Universidade de Natal – UNI-RN;

4) Faculdade Estácio de Natal;

5) Faculdade do Seridó – FAS;

6) UNINASSAU.

Os NAF’s, por sua vez, prestaram atendimento de: emissão de cadastro de Pessoas Físicas (CPF); orientações gerais e fazendo declarações de Imposto de Renda Pessoa Física - IRPF, para os contribuintes que os procuraram, assistência fiscal e contábil, auxílio aos microempreendedores Individuais (MEI) e optantes pelo Simples Nacional. Orientação e confecção de Declaração de Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural – ITR, sendo realizadas pelos NAF’s, um total de mais de 1.500 (mil e quinhentos) atendimentos.

Pela DRF/Natal o Analista Tributário da Receita Federal do Brasil, Aguinaldo da Silva e Souza e a Agente Administrativa, Lindóia Costa, auxiliaram na capacitação dos alunos, nos NAFs das instituições do Estado do RN, com palestras sobre “Projeto Destinação” e “IRPF-2019”, entre os meses de março e abril.

As instituições de ensino que acomodaram os NAFs divulgaram os serviços a serem prestados em emissoras de rádio, televisão e jornais do Rio Grande do Norte. Ademais, deram ampla divulgação de atividades prestadas através das redes sociais. Realizaram, ainda, um excelente trabalho de assessoria no preenchimento de Declarações de IRPF/2019.

Paralelo a isso, a DRF/Natal esteve à disposição da imprensa, dando entrevistas e atendendo também a população local pelo canal da Ouvidoria.

Para maior difusão da Campanha Destinação e assuntos técnicos referentes ao Imposto de Renda, ocorreram 4 reuniões e 04 repasses internos para os servidores da Delegacia de Natal com o objetivo de expandir o projeto no Estado.

Além disso, foram realizadas um total de 13 Reuniões, sendo 8 (oito) de planejamentos e 05 (cinco) de orientações aos Coordenadores de NAF’s.