DRF/Uberlândia faz trabalho de disseminação da DITR

13 de setembro de 2018

Foram realizadas palestras nos Sindicatos dos Contabilistas de cinco cidades da circunscrição da Delegacia e no NAF-Unipam.
DRF/Uberlândia faz trabalho de disseminação da DITR

Palestra ministrada para o Sindicato dos Contabilistas na cidade de Ituiutaba

No período de 03 a 10 deste mês, a DRF/Uberlândia, em parceria com os Sindicatos dos Contabilistas e o Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM, responsável pelo Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal NAF-UNIPAM, realizou uma séria de palestras sobre o Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural-ITR nas cidades de Araguari, Ituiutaba, Patos de Minas, Patrocínio e Uberlândia, todas da circunscrição da Delegacia.

As palestras foram ministradas pelo Auditor-Fiscal Marco Antônio de Melo Breves, que apresentou as novidades do Programa Gerador da Declaração DITR 2018 e analisou uma série de temas relacionados à legislação, às hipóteses de imunidade e isenção, identificação das áreas não tributáveis, Valor de Terra Nua (VTN) e apuração do imposto.

Foram ainda abordados os procedimentos de vinculação que estão sendo adotados no âmbito do Cadastro Nacional de Imóveis Rurais- CNIR para integração entre os cadastros de imóveis rurais da RFB e do Incra.

Ademais, como gerente do Projeto ITR- Gestão Integrada, o palestrante teve oportunidade de explanar as ações que estão sendo adotadas para melhoria do Sistema de Preços da Terra- SIPT, as quais trarão grandes melhorias aos trabalhos da Malha e Fiscalização do Imposto.

Os eventos contaram com mais de 300 participantes dentre profissionais e alunos da área contábil, o que demonstra o sucesso da iniciativa e cumprimento do objetivo de aproximação da Administração Tributária com a sociedade.

ITR