DRF/Vitória atua para ampliação dos Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) no ES

10 de março de 2019

O evento ocorreu em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo – CRC-ES.
DRF/Vitória atua para ampliação dos Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) no ES

No dia 26 de fevereiro, no auditório do CRC-ES, ocorreu reunião entre a Delegacia da Receita Federal em Vitória/ES e representantes de seis importantes instituições de ensino superior de Ciências Contábeis.

O evento foi agendado e hospedado pelo CRC-ES, por meio de sua comissão de voluntariado. A presidente da entidade, Monica Porto, informou que o apoio à estruturação de novos NAF é uma das metas do programa de voluntariado dos conselhos de contabilidade, o que motivou o convite para as instituições de ensino que ainda não conheciam essa proposta de parceria da Receita Federal do Brasil com o ensino superior de Contabilidade.

Os auditores-fiscais Gelson Guarçoni e Aucemar Goldner fizeram a apresentação das diretrizes do funcionamento de um NAF e ressaltaram a experiência exitosa da implantação de NAF em mais de 300 instituições de ensino no Brasil e a adaptação do projeto para muitos outros países na América Latina. Muitas perguntas foram respondidas pelos dois representantes locais de Educação Fiscal na RFB e foi apresentado de forma prática como ocorre o treinamento on line usando a rede de ensino estabelecida na plataforma CuboZ.com.

Todos os seis participantes demonstraram interesse em implantar um NAF em suas respectivas instituições e solicitaram informações e documentos para apresentar à diretoria de suas unidades. Algumas expressaram a intenção de estabelecer a parceria a tempo de atuar no atendimento de declarações de imposto de renda pessoa física, em março e abril.

 
Ações do documento