DRF/Vitória realiza palestras e treinamentos sobre IRPF/2019 para instituições de ensino capixaba

15 de abril de 2019

O objetivo dos eventos realizados para diversas instituições de ensino capixaba é ampliar a rede de Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) em todas as regiões do estado do Espírito Santo.
 DRF/Vitória realiza palestras e treinamentos sobre IRPF/2019 para instituições de ensino capixaba

Na última quinzena foram realizadas diversas palestras e  pequenos treinamentos para faculdades de ciências contábeis no Espírito Santo com o tema Imposto de Renda Pessoa Física.

Os auditores-fiscais Gelson Guarçoni e Juliano Gama estiveram na Unesc, campus Colatina e campus Serra, na Estácio de Sá em Vila Velha e na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), para apresentar as novidades do programa IRPF/2019 e os  aplicativos que permitem realizar vários serviços utilizando dispositivos móveis (smartphones e tablets), assim como a declaração IRPF online. Nas quatro visitas, os servidores responderam a uma série de perguntas elaboradas pelos futuros contabilistas, que totalizaram cerca de  300 pessoas nos eventos.

Os alunos e professores viram pela primeira vez o acesso ao e-CAC sendo feito com o uso de certificado digital em nuvem, a nova tecnologia que promete facilitar o acesso de serviços online que requeiram identificação formal. Com o uso de um smartphone, que é tão popular entre os jovens, o acesso pode ser feito em qualquer computador, através da captura de um código gerado pela aplicação, no caso, o e-CAC da Receita Federal.

Todas as instituições de ensino visitadas já possuem ou estão implantando unidades do núcleo de apoio contábil e fiscal (NAF), que atua para o atendimento às dúvidas de cidadãos  quanto aos tributos federais e contribuições previdenciárias e  para o cumprimento das obrigações acessórias.

 
Ações