Inaugurado o NAF de número 400

27 de dezembro de 2019

Os núcleos estão distribuídos nas dez Regiões Fiscais em 101 delegacias e três alfândegas.
Inaugurado o NAF de número 400

Com a assinatura da parceria com a instituição de ensino Pitágoras no município de Ipatinga, jurisdição da DRF/Belo Horizonte a Receita Federal atinge a marca de 400 Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal (NAFs) formalizados.

O NAF é uma atividade de extensão promovida em parceria entre instituições de ensino e a Receita Federal, cuja finalidade é promover a prática, por meio da realização de atendimentos contábeis e fiscais. A iniciativa visa ao aprimoramento do conhecimento acadêmico, além de prestar assistência gratuita aos contribuintes de baixa renda.

Para que o NAF possa prestar atendimentos aos cidadãos, a instituição de ensino conta com o auxílio da Receita Federal durante o processo de capacitação dos estudantes. A Receita Federal utiliza uma plataforma virtual, acessada pela internet  para divulgar o material de capacitação que é oferecido para o treinamento dos estudantes que participam do NAF. A plataforma conta com mais de 20 mil onde foram disponibilizados mais de 80 cursos aos alunos, geralmente vídeoaulas que são gravadas no estúdio da Divic na 8ª RF.

Em 2019, a iniciativa prestou 118.510 serviços à sociedade. Ultrapassar a marca de 100 mil serviços prestados faz com que a iniciativa NAF seja considerada a principal atividade de Educação Fiscal da Receita Federal.

O NAF também vem se consolidando como importante incentivador do Fundo da Criança e Adolescência. Há várias iniciativas voltadas para prestar esclarecimentos aos cidadãos para que destinem parte do imposto devido ao FIA, estas atividades fizeram com que também surgisse um outro campo de atuação dos núcleos que é prestar orientações para as organizações do setor civil.

Para acessar o boletim clique em documentos.