Mais de 500 alunos visitaram o depósito de mercadorias da DRF/Joaçaba no mês de maio

03 de junho de 2019

 No total foram dez visitas realizadas ao longo do mês para alunos das redes municipal e estadual.
Mais de 500 alunos visitaram o depósito de mercadorias da DRF/Joaçaba no mês de maio

No mê de maio foram 10 visitas no DMA

A visita guiada ao Depósito de Mercadorias Apreendidas (DMA) da Delegacia da Receita Federal em Joaçaba/SC se consolidou ao longo dos últimos anos como um grande evento de extensão curricular a alunos do ensino médio e a universitários dos cursos de Direito, Ciência Contábeis e Administração de Empresas.

No contexto da Educação Fiscal, as visitas são parte integrante do projeto desenvolvido pelo NAF da DRF/Joaçaba, em parceria com o NAF/UNOESC/Joaçaba e com escolas públicas. Somente no mês de maio, foram realizadas dez visitas, sendo sete escolas das redes municipal e estadual de Joaçaba e três escolas da rede municipal de Capinzal.

O evento é estruturado em três momentos: primeiramente, as boas vindas com caminhada no pátio externo, onde estão armazenados os veículos apreendidos; após, acontece um tour guiado (conduzido pelo responsável pelo DMA, assistente técnico administrativo, Luiz Fernando Bortolini Schemes) nas dependências do barracão com demonstração de diversos produtos oriundos do contrabando e do descaminho; e, finalmente, uma palestra sobre o funcionamento da Aduana e da atuação da Receita Federal no combate às irregularidades, com exposição de vídeos institucionais.

O evento é organizado pela equipe do DMA em parceria com o Grupo de Educação Fiscal da DRF/Joaçaba, que conta com a colaboração das servidoras: analista tributária Camila Sousa Dambros, e das assistentes técnico administrativo Marciane Gheller e Ana Luisa Flores Salles.

As palestras de encerramento foram realizadas pelos auditores-fiscais Marcelo Holstak, Steve Foerster da Silva e Mauro Batista Neto.

Durante a visita, foi servido um "café com bolachas", patrocinado pelo Sindifisco, que é uma das entidades que apoia o Projeto de Educação Fiscal.

Ao longo do ano, outras visitas serão realizadas dentro do projeto "Conheça a nossa Aduana".

Confira as escolas participantes do mês de maio:

  • 14/05/2019 – Escola Dep. Nelson Pedrini – 76 alunos
  • 15/05/2019 (manhã) – Centro Educacional Roberto Trompowsky (CERT) – 66 alunos
  • 15/05/2019 (tarde) – Centro Educacional Roberto Trompowsky (CERT) – 31 alunos
  • 16/05/2019 – Escolas Rotary e N. Sra de Lourdes – 45 alunos
  • 17/05/2019 – Escolas Nuperajo e Cefrei – 33 alunos
  • 21/05/2019 – Escola Gov. Celso Ramos – 93 alunos24/05/2019 – Escola Prof. Julieta Lentz Puerta – 27 alunos
  • 27/05/2019 – Escolas Municipais Ernesto Hachman e Ivo Siqueira – 25 alunos
  • 28/05/2019 – Escola Municipal Viver e Conhecer – 67 alunos
  • 29/05/2019 – Escola Municipal Dr Vilson Pedro Kleinu

TOTAL: 515 alunos

nº 3