Marilú Cristóvão 2018: saiba mais sobre a iniciativa Pitadas do NAF e Jogo Quiz RFB

23 de novembro de 2018

Os analistas-tributários Dennis Moriya Shimizu (da Derat) e Matheus Newton Marinho de Moura (da EF08), o estagiário Bruno Dias de Morais (da EF08) e o terceirizado Pedro Sanches Ferreira (da Divic da Superintendência) foram homenageados com o prêmio regional de inovação pelo trabalho.
Marilú Cristóvão 2018: saiba mais sobre a iniciativa Pitadas do NAF e Jogo Quiz RFB

Os analistas-tributários Dennis Moriya Shimizu (da Delegacia de Administração Tributária - Derat) e Matheus Newton Marinho de Moura (da Equipe de Educação Fiscal da Superintendência - EF08), o estagiário Bruno Dias de Morais (da EF08) e o terceirizado Pedro Sanches Ferreira (da Divisão de Interação com o Cidadão - Divic da Superintendência) foram homenageados com a Medalha Auditora-Fiscal Marilú Cristóvão Gomes de Oliveira 2018 pela iniciativa "Pitadas do NAF e Jogo Quiz RFB".

Dado o objetivo estabelecido de desenvolvimento de produtos voltados para o estímulo da moral tributária e a ampliação do marketing institucional da Receita Federal, no ano de 2018, as equipes da EF08 e da Divic criaram dois produtos bastante inovadores.

O primeiro deles é uma série de vídeos periódicos, denominada "Pitadas do NAF", versando sobre os serviços da Receita Federal. Os vídeos são voltados para o público universitário, no âmbito do Programa Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF). O aspecto inédito foi a adoção de formatação/linguagem/técnicas de abordagem completamente adequadas ao público alvo maximizando, de forma exponencial, o processo educativo esperado.

O segundo produto é o jogo "Quiz RFB", em formato de baralho de cartas, com conteúdo educativo, visando divulgação dos conhecimentos básicos da matéria tributária/aduaneira ao público infantil e adolescente. Não há similares no Brasil. Trata-se de um produto barato, de fácil distribuição e perfeito para a disseminação da educação fiscal nas escolas.

Veja abaixo vídeo sobre a iniciativa (ou clique aqui para baixar):

 

Conheça mais sobre o Jogo Quiz RFB na entrevista pingue-pongue abaixo.

Oi, Oitava!: Como e quando surgiu a ideia da iniciativa? Quanto tempo demorou para ser implementada?
Matheus: A ideia surgiu em uma reunião com o superintendente Marcelo Barreto e demorou cerca de seis meses para ser concluída.

Oi, Oitava!: No que a iniciativa consiste e de que forma ela é benéfica para a Receita Federal?
Matheus: Consiste em levar conceitos de educação fiscal, através do esclarecimento das funções da Receita Federal e da sua importância para a manutenção do Estado brasileiro e da garantia dos direitos da sociedade.

Oi, Oitava!: Quais obstáculos foram enfrentados para sua efetivação? Como foram superados?
Matheus: Não chamaria de obstáculo, mas desafio. Desafio de traduzir assuntos técnicos e teóricos, transformando em algo leve e dinâmico. Os conceitos são assimilados pelos participantes sem que eles se deem conta disso.

Oi, Oitava!: Como vislumbram sua utilização por outros servidores, Unidades e Regiões Fiscais?
Matheus: O jogo pedagógico já está sendo distribuído às Unidades descentralizadas e a outras Regiões Fiscais. Exemplares foram entregues em mãos ao secretário e secretário adjunto.

Oi, Oitava!: Como avaliam o incentivo e o apoio à inovação e à criatividade na Receita Federal?
Matheus: O apoio do Gabinete da Superintendência é total a esse tipo de abordagem inovadora e criativa, com foco na melhor relação com o contribuinte.

Oi, Oitava!: De que forma a Medalha Marilú pode contribuir para a inovação na 8ª RF?
Matheus: Certamente é um incentivo para que as práticas inovadoras sejam divulgadas como boas práticas, e não fiquem restritas apenas a uma Unidade ou área.

Saiba+