NAF Comex da ALF/São Paulo intensifica as atividades

02 de julho de 2018

 O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), direcionado ao atendimento de assuntos aduaneiros, coordenado pela Alfândega de São Paulo, ampliou campo de atuação no mês de junho.
NAF Comex da ALF/São Paulo intensifica as atividades

Assinatura do Acordo com a Faculdade Campos Elíseos

Assinatura de novo Acordo de Cooperação Técnica

No dia 20 de junho, o Delegado da Alfândega de São Paulo, auditor-fiscal João de Figueiredo Cruz, assinou o Acordo de Cooperação Técnica com a Faculdade Campos Elíseos. A reunião foi realizada no Gabinete do prédio-sede e estavam presentes o professor José Aluísio Vieira; o professor Darlan Daniel Marcelino, coordenador acadêmico; a representante do NAF, analista-tributária Laís Britto e a delegada Adjunta da ALF/São Paulo, auditora- fiscal Karen Yonamine Fujimoto (foto ao lado).

Gravação do 4º episódio do Pitadas do NAF

Esse episódio teve como objetivo esclarecer aos alunos que o Microempreendedor Individual (MEI) pode fazer importações e exportações como qualquer outra empresa, já que possui CNPJ. Foram apresentadas as formas de operar no comércio exterior e as peculiaridades de cada regime.

 

Pitadas do NAF.JPG

 

Treinamento dos alunos na Unicid

Todas as terças-feiras do mês de junho os alunos selecionados passaram por simulações de atendimento com a representante do NAF, Laís Britto, e também com a coordenadora do curso na Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) e colegas da universidade. As simulações serviram para dar mais segurança no atendimento aos cidadãos e aos microempreendedores individuais. O atendimento será retomado em agosto, às segundas- feiras, das 17h às 21h. "Caso haja uma demanda maior, os dias de atendimento serão ampliados", declara a professora Ana Beatriz Silveira, coordenadora do NAF na universidade.

vídeo alunos3.JPG

Os próprios alunos gravaram um vídeo para divulgação do NAF Comex no site da universidade e nas redes sociais. Agora estão buscando contato com Sebrae e Sindicato dos Microempreendedores Individuais para estimular a procura dos serviços na universidade.

 

Reforço do treinamento sobre Remessas Postais Internacionais

Compras pela internet.JPGUm dos serviços prestados pelos alunos, no NAF da universidade, é o esclarecimento de diversas dúvidas sobre as importações e exportações realizadas através dos correios e por empresas de Courier. E, no dia 14 de junho, os alunos tiveram a possibilidade de conhecer, in loco, os procedimentos de fiscalização e tratamento tributário dado às remessas postais internacionais. Esse foi um excelente reforço no aprendizado teórico adquirido através das apostilas disponibilizadas no CuboZ.

Veja a matéria sobre a visita.

 

Visita ao Porto Seco

No mês de agosto os alunos visitarão um Porto Seco, sob a jurisdição da ALF/São Paulo, para conhecer de perto toda a logística de entrada, armazenamento e fiscalização de mercadorias importadas e exportadas.

 
Ações do documento