NAF da capital de São Paulo apresenta relatório anual de 2019

14 de janeiro de 2020

 Ano foi marcado por avanços importantes em parcerias, atendimentos, capacitações e vídeos, entre outras ações.
NAF da Derat apresenta relatório anual de 2019

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Delegacia Especial de Administração Tributária (Derat) teve o ano de 2019 marcado pela busca de novas parcerias, implantação e consolidação de núcleos e capacitação dos estudantes das instituições de ensino parceiras, entre outras ações. Veja abaixo um resumo das principais atividades desenvolvidas.

Parcerias e atendimentos

No ano passado houve a implementação de um novo NAF na Universidade Anhembi Morumbi. Além disso, o projeto de parceria foi apresentado às entidades Universidade Estácio de Sá campus Interlagos, Centro Universitário Assunção (Unifai) e Faculdade Anhanguera de São Paulo, campus Vila Mariana. Também em 2019 o acordo com o Centro Universitário Senac foi renovado.

Cabe ressaltar ainda o número expressivo de atendimentos feitos pelos NAF parceiros da Derat. No total foram realizados 10.691 atendimentos. A Universidade da Cidade de São Paulo (Unicid) liderou o ranking na capital, com 3.773 atendimentos.

Atualmente existem 11 núcleos ativos no município de São Paulo que funcionam em horário integral, e quatro sazonais, que prestam atendimento apenas durante o período de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (Dirpf).

Capacitações

Durante 2019 o NAF/Derat realizou diversas capacitações presenciais para os alunos das visão geralentidades parceiras. No edifício-sede da Delegacia foram promovidas as palestras: Curso Básico do NAF, que incluiu visita guiada ao Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC) Paulista; e Palestra IRPF 2019Autorregularização Malha Fiscal e Treinamento para a Semana do MEI (Microempreendedor Individual).

Também foram feitas capacitações nas instituições de ensino. O Workshop IRPF 2019 foi realizado nas Faculdades Metropolitanas Unidas, e a palestra NAF e Educação Fiscal aconteceu na Universidade São Judas, tanto no campus Butantã quanto no campus Mooca. Além disso, o NAF/Derat participou do encontro acadêmico Make Your Experience, com a palestra NAF - Inovação e Criatividade na Receita Federal do Brasil, na Universidade São Judas campus Mooca.

Vídeos

Outro destaque de 2019 ficou por conta da produção de vídeos para o site da Receita Federal e para o canal do YouTube Rede NAF. Os imagevídeos, feitos em linguagem jovem, tratam de assuntos relacionados a serviços contábeis e fiscais. No ano passado foram produzidos três episódios para a série Blitz NAF, na Fundação Instituto de Educação de Barueri (Fieb), no Centro Universidade do Distrito Federal (UDF) e no Instituto Federal do Estado do Amapá (Ifap).

Também foi produzida uma série de vídeos para capacitar os estudantes no atendimento às entidades do Terceiro Setor. A série chamada Combo Terceiro Setor rendeu episódios para os canais Repórter NAF e Pitadas do NAF. Este último ainda ganhou um episódio sobre CPF. Por fim, foram realizadas as transmissões ao vivo Webinar IRPF 2019 e Webinar: Novidades Redesim.

1º Encontro dos NAFs da Grande São Paulo

Em dezembro a Derat promoveu o evento 1º Encontro dos NAFs da Grande São Paulo, que Mesa.JPGaconteceu no auditório da Unicid. O encontro contou com a presença de coordenadores, professores e estudantes das instituições de ensino parceiras.

O evento teve como objetivo compartilhar experiências entre os núcleos; estreitar as relações entres as instituições de ensino, os alunos, a Receita Federal e a sociedade; e fortalecer a rede de aprendizagem.

 
Ações