NAF da Derat divulga vídeo com orientações sobre serviços de CPF a distância no estado de São Paulo

07 de abril de 2020

Objetivo é evitar o deslocamento às Unidades de Atendimento durante a pandemia da Covid-19.
NAF da Derat divulga vídeo com orientações sobre serviços de CPF a distância no estado de São Paulo

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Delegacia Especial de Administração Tributária (Derat) publicou nesta terça-feira, 7 de abril, vídeo didático e descontraído para explicar como é possível obter serviços relacionados ao CPF a distância no estado de São Paulo.

Idealizado pelo chefe da Equipe de Cadastro da Divisão de Interação com o Cidadão da 8ª RF (Divic08), analista-tributário Fernando Massatoshi Ariyoshi, e produzido pelo representante NAF da Derat, analista-tributário Dennis Shimizu, com apoio de outros integrantes da Divic08, o vídeo tem como objetivo evitar que pessoas se desloquem às Unidades de Atendimento no estado durante plena pandemia da Covid-19.

Dennis mostra no vídeo que a Receita Federal em São Paulo já está recebendo pelo e-mail atendimentorfb.08@rfb.gov.br os serviços de inscrição, alteração e pesquisa do número de CPF, bem como o de regularização de CPF suspenso.

O analista-tributário também falou sobre os documentos que devem ser anexados no e-mail. Um detalhe importante é que, para validar a solicitação, o interessado ou responsável precisa anexar também uma selfie segurando o documento de identidade aberto, onde deverá aparecer a foto e o número do documento legível.

A resposta será enviada pelo mesmo e-mail. Caso não seja possível o atendimento por este canal, o cidadão será orientado a comparecer, futuramente, a uma Unidade de Atendimento da Receita Federal.