NAF prestam atendimento na DRF - São Luís

23 de novembro de 2018

Ação fez parte da celebração do cinquentenário da Receita
NAF’s prestam atendimento na DRF - São Luís

Quem passou pelo Centro de Atendimento ao Contribuinte da Delegacia da Receita Federal em São Luís, nos dias 19 e 21 de novembro pela manhã, percebeu uma movimentação diferente. Alunos do Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF) das Universidades Dom Bosco e Ceuma, acompanhado de professores, prestaram orientações diversas aos contribuintes que buscaram por algum motivo a instituição federal. A ação foi promovida em alusão aos cinquenta anos da Receita, que iniciou com a realização do III Fórum de Administração Tributária.

De acordo com Carlos Eduardo França, delegado adjunto da DRF-São Luís, a atuação dos alunos e professores junto à Receita teve como finalidade dar visibilidade e um retorno à sociedade do trabalho que a instituição realiza: “A participação dos NAF’s da UNDB e CEUMA nas comemorações dos 50 anos da Receita Federal teve como objetivo a aproximação dos Núcleos com a população, evidenciando para os contribuintes que procuraram atendimento no CAC - São Luís a gama de serviços disponíveis e executados por estudantes que participam do programa”, explicou.

Nos dois dias de atendimento foram ofertados serviços para pessoas físicas e jurídicas, como: informações sobre declarações (IR, ganho de capital, ITR), agendamento para atendimento na RFB, CPF (segunda via e regularização), consulta à situação fiscal, orientações sobre serviços disponíveis no site da Receita, esclarecimentos e formalização do MEI e explicações sobre orçamento familiar.

Para o professor do curso de Ciências Contábeis da Universidade Ceuma, Sérgio Roberto Pinto, as atividades foram avaliadas de modo positivo: “foi muito proveitoso, tanto por parte dos alunos que puderam colocar em prática os conhecimentos acadêmicos, além de vivenciar o ambiente de atendimento ao público, bem como por parte de quem recebeu o atendimento”, explicou.

O NAF

O NAF - Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal foi tema da monografia premiada em 2011 no prêmio Schöntag: "Construindo uma ponte de ouro entre a Receita Federal e o Contribuinte", de autoria dos auditores-fiscais André de Magalhães Bravo e Clóvis Belbute Peres.

Por meio da Coordenação-Geral de Atendimento e Educação Fiscal - Coaef, e com o apoio do EUROSociAL, a Receita Federal exportou o Projeto NAF para a comunidade europeia em Programas de Coesão Social na América Latina e prestou assistência técnica para implantação do Projeto no México, Costa Rica, Honduras, Guatemala, El Salvador, Chile, Peru, Equador, Bolívia, Paraguai e Colômbia.

Em todo país existem mais de 300 NAF’s. No Maranhão, a DRF - São Luís assinou acordo de cooperação técnica com a universidade CEUMA, operando núcleos nas unidades Anil, Cohama e Turu, e com a Dom Bosco, cujo núcleo funciona no bairro do Renascença.

 
Ações do documento