NAF/Itabuna: Servidores da DRF/Itabuna participam de palestra sobre DIRPF 2018 na Faculdade UNIME

16 de abril de 2018

O delegado da DRF/Itabuna, auditor-fiscal Geovanio Correia Brito, o analista-tributário Kleber Argolo e a Representante do NAF – Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil, Ortelina Maria Ribeiro participaram, na quinta-feira (05), de uma palestra sobre a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF 2018).
NAF/Itabuna: Servidores da DRF/Itabuna participam de palestra sobre DIRPF 2018 na Faculdade UNIME

O encontro foi realizado no Auditório do Campus II da Faculdade UNIME em Itabuna e reuniu mais de 250 pessoas, entre alunos dos cursos de Ciências Contábeis e Administração, contadores, professores e demais contribuintes. O objetivo foi prestar apoio e colaboração técnica no projeto NAF, que nesse período se dedica ao atendimento gratuito à comunidade, oferecendo serviços de orientação, preenchimento e entrega da declaração do Imposto de Renda 2018.

O Projeto Imposto de Renda elaborado pela Faculdade, parceira do NAF, está ajustado aos objetivos da Receita Federal no que diz respeito à Educação Fiscal, pois tem como premissa a orientação e auxílio ao contribuinte no cumprimento de suas obrigações tributárias.

A palestra, ministrada pelo auditor-fiscal Geovanio Brito, abordou os princípios constitucionais do IRPF e as novidades na DIRPF 2018: mudanças no painel inicial, declarações de bens, ganhos de capital, impressão do Darf, alíquota efetiva, dependentes e o dispositivo IRPF Meu Imposto de Renda.

Em um segundo momento aconteceu uma mesa redonda, composta pelo delegado Geovanio Brito; o analista-tributário Kleber Argolo; o professor, contador e economista Wendel Damásio; a empresária e contadora perita Michele Leite; o empresário e contador Vanderlino Marques e a professora e contadora Mariana Cardoso. Essa etapa teve grande interação da mesa com o público presente e diversas perguntas foram encaminhadas pela plateia, abordando temas como: regimes de tributação, regras de obrigatoriedade, formas de declaração e tributação do bitcoin e demais moedas virtuais, utilização das declarações pré-preenchida e retificadora, entre outros.

Para a professora e coordenador do NAF, Leidiane Silva, o momento foi altamente enriquecedor tanto para os alunos como professores, profissionais da área e sociedade em geral, com questionamentos atuais e inquietos quanto à implicação da atual situação do país versus declaração de IR, “foi muito gratificante ver alunos envolvidos e
mais conscientes de sua atuação como cidadãos e como futuros profissionais.
Agradecemos a todos os palestrantes e participantes da mesa que com simplicidade e sinergia ajudaram a esclarecer todas as dúvidas, em especial à equipe da Receita Federal de Itabuna e à Coordenação de Contábeis da Unime que em conjunto com o NAF fizeram um evento maravilhoso e de grande importância social”.

  

  

 
Ações do documento