NAF/Unifacs, DRF – Feira de Santana (BA), realiza atividades itinerantes em quatro municípios

22 de dezembro de 2017

NAF/Unifacs, DRF – Feira de Santana (BA), realiza atividades itinerantes em quatro municípios

As ações foram organizadas pelo Instituto Conhecer Brasil (ICB) https://www.institutoconhecerbrasil.org.br/) que convidou diversas entidades para participarem de Feiras de Cidadanias, incluindo o NAF – UNIFACS/FSA. Segundo informação veiculada em seu site na Internet, “o ICB é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), reconhecida pelo Ministério da Justiça, sem fins lucrativos, e tem como missão ser o elo de integração entre Governo e suas diretrizes e, a Iniciativa Privada através de ações de responsabilidade social, em benefício da Sociedade Civil (Terceiro Setor). Sua diretoria é composta por dirigentes e empresários de sucesso ligados aos segmentos representados pelo Instituto”.

A participação do NAF/Unifacs-FSA nessas ações do ICB foram articuladas pela responsável pelo projeto NAF na DRF - Feira de Santana, analista-tributária Marirone Carvalho Ferreira de Lima, que buscou oportunizar as participação de todos os núcleos em funcionamento na circunscrição da DRF/FSA (FAMAM, FACEMP, UNIFACS e UEFS).

 

 

Feira de Cidadania em Macajuba (BA). ARF – Itaberaba (BA)

Dias 24 e 25 de novembro teve início o circuito de Feiras de Cidadania do ICB em cidades da circunscrição da DRF/FSA, com a participação do NAF/Unifacs-FSA em ações itinerantes no município de Macajuba.

Macajuba tem uma população estimada em 11.878 habitantes (Fonte: IBGE 2017) e está há 178 km da sede da DRF/FSA e há 67 km da agência da RFB que circunscriciona esse município, a ARF – Itaberaba pertencente à DRF/FSA.

O NAF/Unifacs-FSA participou do evento levando serviços e orientações relacionadas às demandas da Receita Federal do Brasil (RFB) passíveis de solução ou encaminhamento via Internet, bem como atendimentos de natureza contábil solicitadas pelos cidadãos. No que diz respeito aos serviços da RFB, foram registrados pelo NAF/Unifacs-FSA, 35 serviços, todos eles relacionados ao CPF.

Notícia sobre a realização da Feira de Cidadania em site local:http://www.macajubaacontece.com.br/2017/11/1-feira-da-cidadania-em-macajuba.html

 

 

Feira de Cidadania em Baixa Grande (BA). Sede da DRF – Feira de Santana (BA)

No período de 1 e 2 de dezembro teve lugar a Feira de Cidadania no município de Baixa Grande que tem uma população de 21.393 (Fonte: IBGE 2017) e fica há 146 km da sede da DRF – Feira de Santana (BA), município esse vinculado diretamente à sede da DRF/FSA.

O NAF/Unifacs-FSA participou do evento levando serviços e orientações relacionadas às demandas da Receita Federal do Brasil (RFB) passíveis de solução ou encaminhamento via Internet, bem como atendimentos de natureza contábil solicitadas pelos cidadãos. No que diz respeito aos serviços da RFB, foram registrados pelo NAF/Unifacs-FSA 80 serviços, sendo destaques os serviços de emissão de comprovante e de inscrição no CPF e os atendimentos relativos ao MEI (emissão de DAS-MEI, atualização cadastral e declaração), dentre outros.

Notícias sobre o evento no site da prefeitura municipal:http://www.baixagrande.ba.gov.br/ultimas_noticias.php?codnoticia=195

 

 

Feira de Cidadania em Mairi (BA). ARF – Jacobina (BA)

Nos dias 8 e 9 de dezembro foi a oportunidade de a Feira de Cidadania do ICB, com a participação do NAF/Unifacs-FSA, visitar o município de Mairi na circunscrição da Agência da Receita Federal do Brasil em Jacobina, DRF/FSA.

O município de Mairi tem população estimada em 19.736 habitantes (Fonte: IBGE 2017), localizando-se há 183 km da sede da DRF/FSA e 111 km da agência da RFB que circunscriciona esse município, a ARF – Jacobina.

Nos dois dias da Feira de Cidadania em Mairi, o NAF/Unifacs-FSA participou do evento levando serviços e orientações relacionadas às demandas da Receita Federal do Brasil (RFB) passíveis de solução ou encaminhamento via Internet, bem como atendimentos de natureza contábil solicitadas pelos cidadãos. No que diz respeito aos serviços da RFB, foram registrados pelo NAF/Unifacs-FSA 61 serviços, sendo destaques os serviços relacionados ao CPF e às demandas de Microempreendedores Individuais.

Notícia sobre a realização da Feira de Cidadania em site local:http://www.agmarrios.com.br/2017/12/feira-da-cidadania-e-realizada-em-mundo.html

 

 

Feira de Cidadania em Mundo Novo (BA). ARF – Jacobina (BA)

O circuito de Feiras de Cidadania do ICB, foi encerrado nos dias 15 e 16 de dezembro, tendo novamente a participação do NAF/Unifacs-FSA em ações itinerantes no município de Mundo Novo.

Mundo Novo tem população estimada em 27.165 habitantes (Fonte: IBGE 2017), localizando-se há 187 km da sede da DRF/FSA e há 96 km da agência da RFB que circunscriciona esse município, a ARF – Jacobina.

Assim como ocorreu nas demais Feiras precedentes, o NAF/Unifacs-FSA participou do evento levando serviços e orientações relacionadas às demandas da Receita Federal do Brasil (RFB), passíveis de solução ou encaminhamento via Internet, bem como atendimentos de natureza contábil solicitadas pelos cidadãos. No que diz respeito aos serviços da RFB, foram registrados pelo NAF/Unifacs-FSA 30 serviços, sendo destaques os serviços de comprovantes de inscrições no CPF, dentre outros.

Notícia sobre a realização da Feira de Cidadania em site local:http://www.agmarrios.com.br/2017/12/feira-da-cidadania-e-realizada-em-mundo.html

 

A coordenadora do NAF da Unificas-FSA, Professora Ana Paula Borges, aceitou prontamente o convite do ICB e tomou todas as providências necessárias à participação dos alunos participantes do NAF/Unifacs-FSA. Segundo a Professora Ana Paula, os alunos que puderam representar o NAF nesses eventos, ficaram muito felizes com a oportunidade, revelando imensa satisfação com as atividades itinerantes, especialmente atividades como essas que os colocaram em contato com a população rural e com pessoas carentes de nossa região.

O Instituto Conhecer Brasil, ao final do circuito das feiras de cidadania, falou-nos da feliz surpresa com o projeto NAF, parabenizando a Receita Federal pela iniciativa e revelando que, nos próximos eventos do ICB, passará a convidar as instituições que mantenham Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal.