Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal é tema em evento da Universidade São Judas Tadeu

14 de maio de 2019

Representantes da Derat e da Alfândega de São Paulo apresentaram o NAF para alunos dos cursos da área de gestão.
Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal é tema em evento da Universidade São Judas Tadeu

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) participou do evento Jornada da Gestão, promovido pela Universidade São Judas Tadeu no dia 8 de maio, no campus Butantã. A palestra foi ministrada aos alunos dos cursos de Administração, Direito, Ciências Contábeis, Comércio Exterior e Recursos Humanos, dando sequência ao Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre a Universidade, a Delegacia Especial de Administração Tributária (Derat) e a Alfândega de São Paulo (ALF/SPO), fomalizado em 2018.

O analista-tributário Dennis Shimizu, representante NAF da Derat, abordou assuntos como o surgimento do NAF e a sua importância tanto para a Receita Federal quanto para as Instituições de Ensino Superior. "Todos os envolvidos ganham nesta parceria. É uma oportunidade interessante para o estudante poder praticar os conceitos aprendidos na teoria e desenvolver suas habilidades interpessoais. Além de ser um trabalho social, que beneficia pessoas que não teriam condições de contratar um contador". O representante da Derat destacou o número de acordos existentes no País. "É um modelo que tem sido bem aceito. Já são mais de 350 NAFs espalhados pelo Brasil", disse.

Logo após, Dennis tratou sobre as capacitações, o Curso Básico do NAF e a estrutura necessária para o bom funcionamento do núcleo. O analista ainda mostrou um vídeo da série Pitadas do NAF, que explica sobre irregularidade, segunda via e perda do número do CPF.

Em seguida, a analista-tributaria Rosana Foglia, representante NAF na ALF/SPO, falou sobre o NAF de Comércio Exterior e sobre a administração aduaneira. A analista também exibiu um vídeo sobre o trabalho dos cães de faro no Serviço de Remessas Postais e Expressa (Serpe). Por fim, o analista-tributário Nelson Itiro Yanasse, representante de Educação Fiscal da Derat, divulgou assuntos que serão abordados no Curso Básico NAF, previsto para o segundo semestre.

Retomada e reuniões de estruturação

A palestra no evento marcou a retomada das atividades do NAF da Universidade São Judas Tadeu em São Paulo. Nas últimas semanas, os representantes da Derat e da ALF/SPO estiveram nos campi Butantã e Mooca para reuniões de estruturação com a coordenação dos cursos de gestão. "Pretendemos iniciar a implantação do NAF nessas duas unidades", informou a coordenadora, professora Maria Thereza Pompa Antunes. Também participaram dos encontros a coordenadora-adjunta, professora Elizabeth Freitas, e a professora Valquíria Pinheiro, esta última designada como responsável pela coordenação do projeto NAF na São Judas.