Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal de São Paulo planejam ações para o IRPF 2019

27 de fevereiro de 2019

Derat e Derpf receberam representantes da Fecap, Senac e FAM para tratar de capacitação e atendimento.
Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal de São Paulo planejam ações para o IRPF 2019

Servidores, estudantes e professores do NAF se reuniram para planejar as ações no IRPF 2019

Na última terça-feira, 26/2, coordenadores e alunos dos Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da capital paulista estiveram reunidos com representantes das Delegacias Especiais de Administração Tributária (Derat) e Pessoas Físicas (Derpf) para planejar as atividades de capacitação e prestação de serviços durante o período de entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) em 2019.

A chefe da Equipe de Interação com o Cidadão (Evic) da Derpf, analista-tributária Silvia Regina de Sá Motta Regina, iniciou o encontro reforçando o convite para as palestras promovidas pela Derpf às terças, quartas e quintas-feiras, que tem abordado temas como rendimentos recebidos acumuladamente (RRA), ganho de capital, declaração final de espólio e saída definitiva do país. Com relação ao atendimento à comunidade, Sílvia colocou à disposição das instituições de ensino um espaço próximo ao plantão tira-dúvidas do IRPF, caso desejem instalar um posto NAF para auxiliar os cidadãos que lá comparecem. Esta iniciativa é baseada no modelo adotado há alguns anos pela 10ª Região Fiscal, onde estudantes auxiliam o preenchimento da declaração IRPF no Centro de Atendimento ao Contribuinte de Porto Alegre.

Ainda tratando da capacitação dos estudantes, o representante NAF da Derat, analista-tributário Dennis Shimizu, informou que há a previsão de realização de dois “webinars”, onde os alunos de toda Rede NAF poderão participar ao vivo enviando perguntas ao Supervisor Regional do Imposto de Renda, auditor-fiscal Valter Koppe.

Os coordenadores dos núcleos da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), professor Tiago Slavov, e do Centro Universitário Senac, professora Elisângela Zebini, ressaltaram a importância da parceria e solicitaram também a realização de uma palestra presencial sobre os casos mais comuns de malha fiscal, no sentido de complementar a formação dos estudantes que atuarão no atendimento do IRPF 2019.

Também participaram da reunião duas estudantes da Faculdade das Américas (FAM) e o representante da educação fiscal na Derat, analista-tributário Nelson Itiro Yanasse.

 
Ações do documento