Receita Federal amplia NAF na cidade de São Paulo com assinatura de quinto acordo

05 de maio de 2016

A Receita Federal firmou, na segunda-feira, 2 de maio, acordo de cooperação técnica com as Faculdades Integradas Campos Salles para implantação de um Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), por meio das Unidades: Delegacia Especial de Administração Tributária (Derat) e Delegacia Especial de Pessoas Físicas (Derpf).

O núcleo será instalado no campus da Instituição de Ensino Superior (IES) na Lapa, onde ocorreu a assinatura precedida de uma palestra sobre o NAF, em que alunos participaram de maneira interativa, após apresentação feita pela analista-tributária Bárbara Monte Fortunato Luna, representante do NAF na Derat e coordenadora dos núcleos na cidade de São Paulo.

A parceria com a Campos Salles surgiu a partir de uma iniciativa da Derat, que reuniu, no início de abril, no auditório do edifício-sede da Delegacia, coordenadores e professores de Ciências Contábeis de algumas IES da cidade de São Paulo, com o objetivo de apresentar o Projeto NAF - uma realidade na Receita Federal, que conta com 75 núcleos implantados no território nacional.

Este será o quinto NAF na cidade de São Paulo - já assinaram também, com a participação da Derat e da Derpf, as IES: Centro Universitário Ítalo Brasileiro (UniÍtalo), Universidade Presbiteriana Mackenzie, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap) e Universidade Cidade de São Paulo (Unicid).

Por parte da Receita Federal, além de Bárbara Monte, participaram da assinatura nas Faculdades Integradas Campos Salles: Regina Coeli Alves de Mello, delegada da Derat, Cláudio Affonso de Andrade, delegado adjunto da Derpf, Ivan Zanutto Rosa, chefe substituto da Divisão de Interação com o Cidadão (Divic) da Derpf, e Louise Ordine Araujo, auditora-fiscal da Derpf. A IES esteve representada por Claudinei Senger, diretor-geral, e pelos professores do curso de Ciências Contábeis Adeildo Paulino e Manuel dos Santos Leitão.

Em suas considerações, Regina Coeli afirmou: “O objetivo é sempre a melhor prestação de serviços, com celeridade e qualidade. Assim, buscamos parcerias para inovação e melhoria do atendimento. Além disso, o NAF é um trabalho desenvolvido pela Receita Federal que visa a formação de bons profissionais”. Para Cláudio Affonso, "o NAF aumenta a capacidade de atendimento da Receita Federal ao público. É uma parceria em que todos ganham: Receita, sociedade, faculdade e alunos", enfatizou.