Receita Federal de Palmas realiza palestra CEULP/ULBRA - Centro Universitário Luterano de Palmas

03 de maio de 2019

No dia 29 de abril de 2019, no Centro Universitário Luterano de Palmas do Tocantins, o Delegado Adjunto, Auditor-Fiscal da Receita Federal, Ricardo Wagner Magalhães Gomes realizou uma palestra com o tema: O papel da Contabilidade na prevenção à Lavagem de Dinheiro.
 
 
O evento ocorreu em comemoração ao dia do contabilista, e  contou com a presença de 150 alunos do primeiro ao décimo período do curso de Ciências Contábeis, além da participação de professores, do coordenador do curso, dos alunos  e do coordenador do NAF.
 
 
A exposição foi dividida em duas partes. A primeira, abordou os conceitos de lavagem de dinheiro, das principais técnicas de lavagem utilizadas pelos criminosos e a demonstração de casos práticos de lavagem de dinheiro.
 
 
Na segunda parte, o ponto central da conferência voltou-se para o histórico do combate da lavagem de dinheiro no Brasil, além de detalhar os principais aspectos da Lei Antilavagem (Lei 9.613 de 1998) e suas alterações promovida pela Lei 12.683 de 2012. Na oportunidade, retratou-se, também,  as formas de combate à Lavagem de Dinheiro e de que forma o profissional de contabilidade poderia participar desse processo.
 
 
Ao final da palestra, foi aberto ao público a possibilidade de tirar dúvidas através de perguntas e questionamentos acerca do assunto explanado.