Resultados 2019 das ações do NAF na DRF – Feira de Santana (BA)

24 de janeiro de 2020

 No âmbito do programa Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), a DRF – Feira de Santana (DRF/FSA), no ano de 2019, contabiliza importantes realizações.
Resultados 2019 das ações do NAF na DRF – Feira de Santana (BA)

A DRF/FSA tem 7 núcleos implantados: Unifacs, UniFTC e UEFS, todos no município de Feira de Santana (BA); Facemp no município de Santo Antônio de Jesus (BA); Famam no município de Governador Mangabeira (BA); UniFASB no município de Barreiras (BA) e Faculdade Dom Luiz no município de Ribeira do Pombal (BA).

Números de atendimentos em 2019

De acordo com relatórios transmitidos pelos NAF à coordenação nacional do programa, em 2019 foram relevantes os números de serviços realizados no âmbito dos NAF vinculados à DRF – Feira de Santana.

Os NAF DRF/FSA realizaram 5.274 atendimentos, o que correspondeu a 60% dos atendimentos dos NAF implantados na Bahia, a 45% dos atendimentos dos NAF em atividade na 5ª RF e a 4% do resultado nacional. Para esses números, o NAF Unifacs Feira de Santana foi grande colaborador, tendo realizado 76% ou 4.021 serviços contabilizados pelos NAF DRF/FSA, colocando-o em 7ª posição no ranking nacional e que hoje conta com 400 núcleos.

Principais atividades em 2019

Como destaques de 2019, a DRF – Feira de Santana inaugurou dois novos núcleos (UniFASB em Barreiras – BA e, Faculdade Dom Luiz em Ribeira do Pombal – BA); participou, com os NAF DRF/FSA, da organização do II Seminário das Organizações da Sociedade Civil de Feira de Santana e Região, evento de grande magnitude apoiado por organizações como o CRC, Cáritas e SEFAZ Bahia, trazendo para Feira de Santana representantes de organizações sociais de diversas cidades do interior da Bahia; realizou seu primeiro encontro anual dos coordenadores NAF da delegacia, contando com as presenças de representantes RFB de diversos estados, de outras delegacias da 5ª e 4ª Regiões Fiscais e da coordenadora nacional do programa, a analista-tributária Ana Paula Sacchi Kuhar.

Ações IRPF e DITR 2019 - NAF DRF/FSA. Foto: Gabin/DRF-FSA

Resumidamente, listamos algumas das mais relevantes ações do programa NAF vinculados à DRF/FSA ao longo do ano de 2019:

  • Implantação, efetividade de NAF e negociação de novos núcleos
  1. Assinaturas de acordos de cooperação com a UniFASB (em 18/04/2019) e com a FACULDADE DOM LUIZ (em 15/08/2019);
  2. Implantação efetiva dos NAF UEFS (Feira de Santana), UniFASB (Barreiras) e Faculdade Dom Luiz (Ribeira do Pombal): visita técnica, palestra de inauguração, cerimônia de inauguração, reunião de planejamento, agenda de capacitações do primeiro semestre;
  3. Início de negociações para avaliar a possibilidade de implantar um NAF na Faculdade Pitágoras em Feria de Santana.
  • Capacitações, palestras e eventos
  1. Realizações de capacitação e@d e presencial na ARF Barreiras para alunos do NAF/UniFASB; na ARF Ribeira do Pombal para alunos do NAF/FACULDADE DOM LUIZ; e, no CAC/DRF/FSA, para alunos do NAF / Unifacs Feira de Santana, UEFS e do UniFTC em Feira de Santana;
  2. Coordenação de ciclos de palestras nos NAF a respeito de temas relacionados ao MEI, IRPF, DITR e DCTF;
  3. Participação no planejamento e na coordenação do II Seminário das Organizações da Sociedade Civil de Feira de Santana e Região, realizado dia 24/10/2019.

II Seminário das Organizações da Sociedade Civil de Feira de Santana e Região. Fotos: Gabin/DRF-FSA

    • Atividades junto aos NAF
    1. Coordenação de ações no âmbito dos NAF relacionadas ao PIR e PITR 2018;
    2. Apoio às ações de impacto social promovidas pelos NAF, especialmente ações itinerantes para população de baixa renda (ação realizada por meio de eventos em cidades, zonas rurais e bairros carentes das regiões alcançadas pelos NAF DRF/FSA);
    3. Fomento a que os NAF colaborem com prefeituras municipais para a criação ou regularização de Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA).
    • Reuniões e gestão do programa NAF na DRF/FSA
    1. Reuniões de planejamento no primeiro e segundo semestres de 2019;
    2. Visita técnica e reuniões de planejamento por videoconferência com NAF UniFASB;
    3. Respostas às demandas da coordenação nacional do NAF;
    4. Realização de reunião anual dos NAF na DRF/FSA, dia 25/10/2019;
    5. Participação no planejamento das ações NAF Nordeste. Reuniões virtuais, consolidação de propostas e apresentação das sugestões regionais.

    Ações PIR 2019 - NAF DRF/FSA. Fotos: Gabin/DRF-FSA