Serpe da Alfândega de São Paulo recebe visita de alunos de Comércio Exterior

09 de janeiro de 2020

 O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Unidade, em prosseguimento ao projeto NAF Comex, promoveu visitas guiadas, no mês de novembro, para alunos de duas universidades.
Serpe da Alfândega de São Paulo recebe visita de alunos de Comércio Exterior

Nos dias 4 e 7 de novembro, a equipe do Serviço de Remessas Postais e Expressas (Serpe) da Alfândega de São Paulo recebeu os alunos de comércio exterior da Universidade da Cidade de São Paulo (Unicid) e, no dia 14 de novembro, foi a vez dos alunos de comércio exterior da Universidade São Judas Tadeu.

Esteve presente em todas as visitas, a analista-tributária Rosana Foglia, representante do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) na ALF/São Paulo e responsável por organizar os encontros.

O evento proporcionado pelo NAF tem como objetivo a complementação dos estudos no que se refere ao procedimento de importação e exportação através de remessas postais e expressas. O aprendizado está sendo oferecido a alunos que atuarão no atendimento à população.

Os participantes assistiram a uma palestra e, em seguida, foi realizada uma visita guiada para demonstrar, na prática, quais são e como ocorrem os procedimentos de fiscalização.

Foi apresentado todo o processo de movimentação das cargas dentro dos Correios, desde a entrada até a sua saída. Eles puderam ver as imagens das remessas através do raio-x e acompanhar a verificação das remessas.

As informações foram transmitidas pela auditora-fiscal Georgia Ibañez Pavarini, chefe do Serpe, e pelo auditor-fiscal Rodrigo Neto Paraízo Macieira, chefe substituto.

Houve também a participação de outros integrantes da equipe do Serpe, tais como: as auditoras-fiscais Denilza da Rocha Dias e Silvia Nelly Fujiwara da Silva; e a analista-tributária Clara Reyes Queija Pazos.

Para finalizar o evento, os participantes assistiram à atuação do cão de faro na busca de drogas ilícitas. O condutor, da equipe K9 da Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho (Direp) da 8ª Região Fiscal, analista-tributário Ivan Shindy Ikeda, explicou como é realizado o treinamento dos cães e o trabalho realizado por eles.